Papinhas de frutas

Papa doce de maça, canela e iogurte
Elaborada pela nutricionista Daniela Cyrulin, criadora da Nutri & Consult, Consultoria e Assessoria Nutricional e autora de um blog de nutrição 

 Ingredientes:1 maçã pequena
1 colher de chá de óleo de coco extra-virgem
3 colheres de sopa de água filtrada
1 pitada generosa de canela em pó
1/4 a 1/3 de xícara de iogurte natural integral 

Modo de Preparo

Rale a maçã no ralo grosso e leve a uma panelinha com o óleo de coco e a água. Em fogo baixo, vá mexendo até a maçã começar a amolecer. Adicione a canela em pó e continue mexendo até o líquido que se formou começar a secar e a mistura ficar bem mole, quase pastosa. Desligue o fogo, junte o iogurte, mexa bem e sirva imediatamente. 

Por que é importante para o seu bebê: o iogurte é rico em cálcio, além de ter probióticos - nutriente que estimula o funcionamento do intestino, reforça o sistema imunológico, aumenta a absorção do cálcio e outros nutrientes e protege o estômago. A maçã tem uma fibra chamada pectina que auxilia no funcionamento do intestino, além de manter os níveis de colesterol satisfatórios.A canela é rica em ferro, cálcio e componentes antioxidantes. Possui propriedades anti-inflamatórias. Seu consumo regular ajuda a reduzir a pressão sanguínea e a diminuir os níveis de glicose no sangue.O óleo de coco ajuda o organismo a se proteger contra doenças infecciosas (virais e bacterianas), graças a presença do ácido láurico, que é utilizado pelo organismo para fabricar outro tipo de gordura (ácido graxo) denominado monolaurina. Sem ácido láurico, não há monolaurina. A monolaurina atua destruindo a membrana lipídica que envolve as bactérias, fungos e vírus.





































                   
                              Gif
    


Papinha Binho
Receita exclusiva do Empório das Papinhas, elaborada pela nutricionista Dra Mara Cristina Miranda 

Ingredientes

1 rodela de cenoura
¼ de maça
1 fatia pequena de mamão
1 rodela ou pedaço de beterraba
½ xícara de água 

Modo de Preparo

Lavar as frutas, a beterraba e a cenoura. Retirar a casca e as sementes das frutas. Raspar a cenoura. Descascar a beterraba. Cozinhar todos os ingredientes com a água. Após o cozimento você pode passar pelo mix ou liquidificador ou apenas amassar bem com um garfo ou passar na peneira. 

Por que é importante para o seu bebê: a maça é rica em fibras, flavonoides, frutose e vitamina A, K e C. A vitamina A esta ligada aos aspectos da visão – reagem à luz e tornam a visão possível. Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e está associada a algumas doenças).A vitamina K aumenta a cicatrização e auxilia na coagulação de ferimentos. Alimentos à base dessa vitamina são essenciais para o combate de doenças como a trombose. Ela também tem função importante na formação capilar e no fortalecimento de unhas e dentes.As fibras da maça ajudam a regularizar o intestino, combate a prisão de ventre e a diarreia. A cenoura é rica em vitaminas e sais minerais. Ela é fonte de betacaroteno que no organismo forma vitamina A, importante para o crescimento e bem estar do bebê. Regula o intestino, pois também é fonte de fibra e ainda fortalece os ossos e dentes.  O mamão é altamente digestivo. É diurético e um laxante natural. Fortalece os dentes e protege a pele. O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (antioxidante que ajuda a reparar os danos às células causados pelos radicais livres), vitamina C (ajuda na formação dos dentes e ossos, e auxilia na prevenção de algumas doenças como gripes, fraqueza muscular e infecções ajudando o sistema imunológico) entre outros minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. A beterraba é rica em zinco, que atua no funcionamento imunológico, é necessário para a cicatrização dos ferimentos e importante na percepção do sabor e do olfato. E possui potássio, importantíssimo na alimentação em todas as fases da vida. Sua carência pode causar prisão de ventre, problemas de crescimento, dificuldades respiratórias. O ferro, também presente nesse legume, combate a anemia, fortalece o sistema imunológico, auxilia na formação óssea e estimula a produção de glóbulos vermelhos.





















































                            Gif

Papinha Nando
Receita exclusiva do Empório das Papinhas, elaborada pela nutricionista Dra Mara Cristina Miranda 

Ingredientes

1 pedaço pequeno de abóbora (90g)
1 colher de chá de coco
½ colher de sopa rasa de açúcar
1 ou 2 unidades de cravo da Índia
150 ml de água 

Modo de Preparo

Em uma panela cozinhe a abóbora com água. Quando a abóbora estiver cozida, acrescente o açúcar, o coco e o cravo. Deixe apurar um pouco. Retire os cravos antes de servir.

Por que é importante para o seu bebê: a abóbora é rica em vitamina A e possui betacaroteno que tem ação antioxidante. Estimula o sistema imunológico e inibe mutações celulares indesejáveis (como as responsáveis pelo aparecimento de câncer). Contém licopeno – um elemento essencial para a visão. Possui também vitaminas do complexo B, sais minerais como o cálcio e fósforos.O coco possui ácido láurico que atua como antiviral, combate fungos e melhoram a resposta imunológica e protegem o coração.
                         
                    

 Gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário