segunda-feira, 26 de novembro de 2012

26/11/2012


eu tava meio sumida aconteceram tantas coisas nesse meio tempo , não sei se vocês sabem mais eu namoro com o paulinho faz mais de três anos e meu pai , aquele 'RIDICULO' pra mim ele é isso mesmo , por mais que falem que não se fala isso de um pai , eu falo porque ngm conheçe o que eu passo com ele , enfim até hoje ele não aceita meu namorado entrar na minha casa .. nunca falou com ele , fica falando mal dele e ele nem sabe .. ai horrível , a minha irmã tbm namora e é a mesma coisa.. aí eu cansei e sai de casa fui morar com ele .. mais mesmo assim vou na casa da minha mãe porque eu amo ela , ela não tem culpa de nada .. ele vive xingando ela de altos nomes coisa que ela não é , fala que tem mulher falou que se ele sair de casa e ela pedir pensão pro meu irmão qe é de menor , ele paga pra darem um tiro na cabeça dela , coisas horríveis e eu ouvindo tuso \z ... meu irmão pequeno ouvindo tudo tbm .. é muito triste  mt ruim .. 

Enfim hontem tava chovendo , o paulinho chegou do serviço passou em casa me deu uma dó dele la fora , na chuva a minha mãe se irritou e falou :JA CHEGA O MENINO VAI ENTRAR AQUI SIM PORQUE COITADA ELE NÃO É MARGINAL E NEM NADA, E PEDIU PRA ELE ENTRAR, eu morrendo de medo de dar confusão mandei ele entrar, ele entrou e a gente ficou la na cozinha , o RIDICULO nem abriu a boca pra falar nada ficou quietinho .. UFA 

domingo, 25 de novembro de 2012

Susto :0

Bom na madrugada do dia 23/11, começei a sentir umas dores estranhas parecendo cólica .. começei a resmungar, mais não chamei meu namorado .. aí ele ouviu e ja ficou desesperado, me chamou e faou vai tomar banho vamo pra policlin , maais ai a dor passou falei pra ele apagar a luz, e voltei a dormir e as dores voltaram denovo .. ai acordei tomei banho muito calma liguei pra minha irmã e pra minha mãe, fui na casa da minha mãe primeiro, peguei minhas coisas que estavam la e fomos chegamos lá, fui atendida por uma G.O feminina, ela fez o toque em mim e graças a Deus nenhum cm de dilatação, as cólicas que eu estava sentindo era intestino preso .. ela me passou um remédio chamado NATURETTI , PRA REGULARIZAR MEU INTESTINO .. e é isso foi só um susto :0 ..

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Será que isso possível mesmo ?

Boom dia my blog *------* , será que é possível mesmo o bebê ter as suas musicas preferidas ja de dentro do utero ? , eu tenho essa sensação , sei lá kkk , mais o fato é quando eu percebo que o Arthur ta muito agitado, que ta nervoso eu coloco as musiquinhas preferiadas dele e ele fica calminho continua mechendo mais com movimentos leves, acho que realmente ele intende viio , aaaaaaaaai que lindo meu bebê , e quando eu tiro a musica ele fica todo agitado denovo :)  coisa mais fofa de se veer  ...

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Como lidar com as secreções ?

Lembre-se de que elas são mais uma das muitas mudanças temporárias que vêm com a gravidez. Veja o que pode fazer no dia-a-dia para ficar mais confortável e evitar infecções: 

  • Mantenha a área genital limpa
  • Use sabonetes neutros, e só na parte de fora da vagina
  • Prefira calcinhas de algodão
  • Prefira usar calças largas ou então saias
  • Preste atenção se protetores diários de calcinha perfumados não estão irritando ainda mais a área
  • Não lave a vagina com ducha
  • Não use absorventes internos
  • Se precisar, carregue calcinhas extras com você para trocar ao longo do dia
  • Tome iogurte ou bebidas com lactobacilos vivos. Não está comprovado que isso ajude a manter o equilíbrio de bactérias na vagina, mas, como são alimentos nutritivos, vale a pena tentar
  • Diminua a quantidade de alimentos cítricos ou ácidos, que podem provocar sintomas parecidos com os da candidíase.
  • Só passe o papel higiênico no sentido da vagina para o ânus, e nunca o contrário
  • Tente diminuir ao máximo o açúcar refinado na sua alimentação
  • Se você fuma, procure parar. Fumantes estão mais sujeitas a infecções bacterianas na vagina.

Eu te amo e pra sempre vou amar ;)

 
                                ; Você vai ser pra sempre o meu preto rs'
te amo tanto, sei que não sei me expressar muito, pela minha timidez, mais você é tudo que eu preciso, tudo que o Arthur vai precisar , PAULO ROBERTO GONÇALVES DA SILVA ;)

terça-feira, 20/11/2012 ;)

oooooooi blog ;) 
hoje eu não tou bem sabe , o paulinho é um chato , irritante , muito irritante , só porque eu falei uma coisinha pra ele , hoje na hora dele ir trabalhar, ele desligou a luz e bateu a porta e saiu sem me dar tchau, e nem beijou minha barriga como ele faz todos os dias, ta , mais fazer o que né, éa vida ;)
hoje como todos os dias o arthur acordou cedinho na hora que o pai acorda rs' ,e fica se esticando que nem doido dentro da minha barriga é tão lindo , ' Mamãe mais o papai não falou comigo hoje cedo ' parece que ele ta chamando o pai tadinho , hontem o dia foii bom graças a Deus , coloquei um pouco de macacão dele no cabide , mais o cabide acabou e não deu pra colocar os resto, e todo dia eu to arrumando a malinha dele, acho que eu estou louca, ou é coisa de gravidinha mesmo né, sei que o dia do meu baby nascer esta perto, oooooown ansiedade que não passa nunca viu , aaaaaaaaaaaai vi um menininho lindo chamado pietro coisa mais linda do mundo , conversei com a mãe dele, ela morena da minha cor e o baby tem olhos verdes coisa mais linda do mundo, rs' aaaaai será que o arthur vai ter os olhaos igual o dele ? o papai tem então ele tbm pode ter , temos que esperar pra veer, nesse exato momento o Arthrzinho está se mechendo bastante, QUUUUUUUUUUUUUUUUUE LINDO MEU DEUS , filho te amo mais que tudo nessa vida meu amoooooorziin ,
bjs <3

sábado, 17 de novembro de 2012

Ultrassonagrafia, 28 semanas ♥

; Hoje eu fui mais uma ultra as outras não contei como foi porque não tinha blog ainda, bom ta tudo bem com o pequeno, ele ja ta com quase 40 centimetros, e pesando 1,300 :) aaaaai to tão feliz de estar tudo certo, segundo o médico ele esta em ótimas condições para um parto normal, a placenta ta grau 1 ja, o liquido amiótico está normal , graçaaaaaaas a Deus , cordão unbilical também , então tá tudo certinho , aaaaaaaaaawn foi tão lindo ele abriu a boca e colocou a lingua pra fora, até brinquei falando que ja ta mostrando a lingua, Bom é isso meninas :*

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

As mudanças físicas e emocionais no terceiro trimestre da gravidez



Divulgação
Ao mesmo tempo que desejam que os meses passem rápido por causa do peso na barriga, das dores nas costas, das noites insones, dos pés inchados, as grávidas também não querem se desfazer da barriga, das atenções que essa condição determina. E isso também significa passar pelo parto, sempre uma fonte de preocupação para mães. Essa ambigüidade acaba atenuada pelo próprio bebê. No início do sétimo mês, embora ele esteja grande, ainda tem espaço para se movimentar. E como se mexe! É uma delícia senti-lo, mas a sensação pode tornar-se incômoda logo. A partir do oitavo mês, as grávidas costumam reclamar que o bebê coloca o pé na costela, provocando dor e falta de ar. "Nessa fase, a criança tem pouco espaço e, quando se estica, o útero encosta no fígado, causando uma dor que a mãe interpreta como se fosse na costela", diz a ginecologista Rosa Ruocco. Basta empurrar o bebê para o lado esquerdo que melhora. 

Os seios voltam a crescer. É provável que comecem a eliminar colostro, uma secreção meio branca ou meio amarelada, rica em anticorpos, que vai alimentar o bebê nos primeiros dias depois do parto. 

Com o crescimento do útero, o estômago fica mais achatado e abriga menos alimentos. Se a grávida come demais, pode vomitar. E, se ela deitar depois de comer, pode sentir um gosto azedo na boca. É o retorno do suco gástrico, o refluxo. Uma forma de driblar esse incômodo é se alimentar mais vezes ao dia, em pequenas quantidades. E evitar frituras, temperos fortes e bebidas gasosas, que predispõem à azia. 

Reta final 
Agora, as grávidas parecem maratonistas. A respiração fica mais curta e freqüente. A falta de ar é causada pela pressão do ventre desenvolvido sobre o diafragma. O crescimento do bebê também aperta a bexiga, podendo levar a perdas involuntárias de pequenas quantidades de urina ao tossir, correr, rir ou fazer algum esforço. A melhor prevenção é urinar com freqüência. Cãibras são comuns no período final da gestação e podem ser sintoma de falta de cálcio e potássio. Quando for atacada por cãibras, massageie a parte do corpo afetada e faça alongamento. 

Você pode ainda se queixar de dor na bacia e nas costelas porque os ossos dessa região passam por uma acomodação para o parto. "Eles se abrem um pouquinho. A movimentação é quase imperceptível, porém dolorida ", avisa Rosa. É possível também sentir dor nos ossos, na altura da vagina, porque o bebê vai descendo e se encaixando. "Esse movimento pressiona os ossos do baixo-ventre causando uma dor que se irradia pela região", explica a ginecologista. É o corpo já se preparando para expulsar o bebê. Fique atenta aos sintomas do trabalho de parto. Eles nem sempre são claros, resultando em ansiedade e aumentando o mistério sobre o fim da gestação. Segundo pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, fetos de ratos liberam uma proteína dos pulmões, desencadeando o trabalho de parto. A substância sinaliza que os ratinhos podem respirar fora do útero. Os cientistas acreditam que em seres humanos ocorra o mesmo. Mas não se arriscam a confirmar. Pesquisas em humanos envolvem risco de aborto. Um preço muito alto a pagar. 

Medos e ansiedades 
O último trimestre também pode ser um período de temores para muitas grávidas. Para outras, apenas de certa apreensão ou ansiedade com a proximidade do parto. Mães de segundo filho costumam ficar apreensivas com o futuro - dar conta das duas crianças - ou dirigem sua preocupação à reação que o primogênito poderá ter com a chegada do irmão. Certas gestantes enfrentam o receio do marido de machucar o bebê durante a relação sexual. "Ele acaba rejeitando o sexo, e ela pensa que é porque está gorda", diz a psicanalista Maria Cristina. Seja qual for sua preocupação, leve-a para o médico. Mesmo que ele não tenha todas as respostas, você vai se sentir aliviada por conversar.

Os movimentos dos bebês :*


Quando vou sentir meu bebê mexer?

Se esta é sua primeira gravidez, talvez demore um pouco mais para você perceber os movimentos do bebê, porque é uma sensação totalmente nova -- algumas mulheres a descrevem como uma cosquinha bem de leve, por dentro, como uma borboleta batendo asas. 

No caso de primeira gravidez, você provavelmente sentirá os primeiros movimentos entre 18 e 20 semanas. Quem não é marinheira de primeira viagem e já conhece a sensação costuma senti-la pela primeira vez entre 15 e 18 semanas. 

Para tentar sentir, você pode comer alguma coisa e se deitar de barriga para cima, bem parada, prestando atenção. Talvez a sensação apareça. 

A primeira vez que você sentir o bebê será um marco na sua gravidez. E depois aqueles movimentos tão levinhos viram chutes vigorosos, ótimos para mostrar que tudo vai bem dentro da sua barriga. 

O que o bebê fica fazendo lá dentro?

Ultrassons conseguem mostrar o que os bebês fazem em cada fase da gravidez, já que a maioria dos movimentos começa bem antes de você perceber: 

• entre sete e oito semanas, os movimentos gerais se iniciam, como viradas de lado e aqueles movimentos involuntários que parecem sustos 

• com cerca de nove semanas, o bebê já tem soluços, balança uma perna ou um braço por conta própria, consegue chupar e engolir 

• com 10 semanas, ele flexiona e vira a cabeça, traz as mãos até o rosto, abre a boca e se estica 

• com 11 semanas, a graça é bocejar 

• com 14 semanas, o bebê movimenta os olhos 

Depois dos primeiros movimentos, que parecem asinhas de borboleta batendo, o mexe-mexe fica mais intenso e mais frequente. Conforme o bebê vai crescendo, a sensação muda, e você começa a sentir trancos e chutes, que vão ficando cada vez mais fortes. 

O bebê não se mexe o tempo inteiro porque, como todo mundo, tem horas em que ele só quer mesmo é descansar e dormir. Mais no finzinho da gravidez, ele passa a dormir por cerca de 45 minutos de cada vez. Pode parecer mais, porque você não necessariamente sente todos os movimentos dele. 

Veja a seguir um esquema do que esperar durante a gravidez em relação aos movimentos. 

De 20 a 24 semanas

A atividade do bebê vai aumentando gradualmente. A partir de agora, o bebê terá um período mais agitado durante o dia, com muitos chutes e cambalhotas. 

De 24 a 28 semanas

Pode ser que você note agora os soluços, que vão explicar os pulinhos que você vai sentir de vez em quando. O saco amniótico contém até 750 ml de líquido nessa fase, o que permite ao bebê se movimentar bastante. Ele consegue ouvir, por isso você pode perceber que ele reage a barulhos altos. 

29 semanas

Seu bebê vai começar a fazer movimentos mais definidos e menos bruscos, já que está mais contido pelas paredes da sua barriga. 

32 semanas

O nível de atividade chega ao auge. Depois desta semana, você vai notar uma diminuição de movimentos, algo bastante normal devido ao menor espaço dentro do útero para ele se mexer. 

Cerca de 36 semanas

O bebê pode assumir sua posição definitiva no útero, normalmente de cabeça para baixo. Isso é mais provável de ocorrer se este é seu primeiro filho, já que os músculos do seu útero e do seu abdome vão ajudá-lo a ficar no lugar. Se você já ficou grávida antes, seus músculos não serão tão firmes e o bebê pode ficar mudando de posição até a data do parto. 

Os principais movimentos que você vai sentir são cotoveladas, chutes e joelhadas -- às vezes dolorosos, quando acertam suas costelas. 

De 36 a 40 semanas

Seu bebê vai crescendo e as cambalhotas vão ficando menos frequentes. Se ele estiver chupando o dedo e por acaso o dedo escapar da boca dele, você pode sentir movimentos rápidos da cabecinha virando de um lado para o outro em busca do dedo perdido. Nas últimas duas semanas da gravidez, os movimentos diminuem um pouco, junto com o ritmo de crescimento do bebê. Isso é absolutamente normal, mas se algo estiver preocupando você, é sempre bom conversar com o médico. 

A esta altura, o bebê já deve estar acomodado na sua bacia, pronto para a jornada de vir ao mundo. A cabeça dele muitas vezes pode parecer como se um melão estivesse fazendo pressão nos músculos pélvicos, o que torna difícil o simples ato de se sentar. 

Talvez fique mais fácil respirar ou comer, já que seus pulmões e seu estômago estarão menos espremidos. Se sua parede abdominal ficar bem fina, às vezes dá até para distinguir o pé do bebê. 

Há momentos em que ele está dormindo e outros em que está acordado e ativo, justo quando você está tentando dormir. Esse padrão de sono da vida uterina pode acabar se mantendo nas primeiras semanas depois do nascimento, até que o bebê aprende a diferenciar o dia da noite. 

Quantos chutes devo sentir por dia?

Não existe um número exato de chutes por dia para se ter certeza de que tudo vai bem, e mesmo que você resolvesse marcar para contar para o médico, os resultados não seriam precisos e poderiam causar preocupação sem necessidade. 

O melhor a fazer é observar o padrão de movimentos do seu filho durante as horas ativas do dia. À medida que sua gestação progride, fica mais fácil entender o ritmo do bebê. Cada criança tem um padrão diferente de sono e atividade, mas você acaba percebendo o que é típico da sua. 

Caso note alguma mudança nesse padrão, converse com seu médico o mais rápido possível. 

Ainda não senti meu bebê mexer hoje. Devo ficar preocupada?

Se você estava envolvida com outras coisas, talvez não tenha percebido o movimento. Mas, para se tranquilizar, veja abaixo alguns truques para fazer seu bebê se mexer: 

• Deite de lado (com uma almofada ou travesseiro debaixo da barriga) e fique parada 

• Coloque as pernas para cima e relaxe; os bebê muitas vezes acabam pegando no sono com a sua movimentação e acordam quando você para 

• Toque uma música ou faça um barulho inesperado 

• Tome alguma coisa gelada: a mudança de temperatura pode fazer com que o bebê tente "desviar" da onda fria 

Feito tudo isso, se em duas horas você não sentir absolutamente nenhum movimento, procure o obstetra. 

O preferível é confiar nos seus instintos: se você acha que há motivo para estar preocupada, tente falar com o médico. Um exame rápido pode tranquilizá-la. 

Pro meu mô rs'


Gravidez, o que é ?


A gravidez é o estado de desenvolvimento de um embrião ou feto dentro do corpo feminino. Para que uma mulher engravide, é necessário primeiro que ocorra a fecundação, ou seja, o encontro bem sucedido entre espermatozoide e óvulo e a união dos cromossomos, criando uma célula chamada zigoto. Apenas quando o zigoto – após divisões sucessivas – alcança o endométrio (o revestimento interno do útero) é que ocorre a gravidez.
Implantado no útero, o zigoto passa a se chamar embrião, começando a produzir gonadotrofina coriônica humana (hCG) – o “hormônio da gravidez”, responsável por impedir a destruição do revestimento uterino que levaria ao aborto. É o começo de uma longa etapa, marcada por muitas mudanças no corpo da gestante e do pequeno ser que está dentro dela.
Uma gravidez normal dura em média 40 semanas. No primeiro trimestre, os seios da mulher ficam maiores e mais sensíveis. Ela fica mais cansada, sente mais sono e urina com mais frequência. Placenta e saco amniótico se formam nas primeiras oito semanas, respectivamente nutrindo o embrião com sangue materno por meio do cordão umbilical e evitando impactos perigosos ao desenvolvimento do bebê. No fim do primeiro mês, todos os órgãos já estão formados. No fim do segundo mês, com ouvidos, olhos, genitais, dedos das mãos e dos pés formados, o embrião começa a se mexer.
No segundo trimestre, o futuro bebê é chamado de feto. Tem aproximadamente 10 centímetros e 250 gramas, apresentando organização dos órgãos internos. O organismo se adapta à nova condição, e os níveis de hCG diminuem, causando menos cansaço e enjoos. É a fase em que o bebê começa a crescer, chutar a barriga da mãe, chupar o dedo e abrir os olhos. No mesmo período as cartilagens são substituídas por ossos.
O feto está com cerca de 30 centímetros e 1.300 gramas no começo do terceiro trimestre. A partir deste ponto o feto cresce rapidamente, pois há depósitos de gordura sob a pele, e os sistemas devem se desenvolver completamente. No último mês de gravidez, o feto, com aproximadamente 50 centímetros e 3,5 quilos, se prepara para o nascimento: vira de cabeça para baixo e se encaixa na parte inferior da pelve. O parto encerra a gravidez.:*
Barriguinha de sete mesês :*






16/11/2012

Boooooooooom dia ;*

- hoje acordei com o arthurzinho me chutando, aaaaawn que lindo esse é o unico jeito de eu ñ ficar brava quando me interrompem no sono AHSUAHSUAHUSAHUA' mais meu bebê pode ;) Tomei um sucão de morango, que eu sei que o arthurzinho adora rs', eu sei ta gente eu sou a mãe dele posha rs' amanhã vou faze mais uma ultra, aaaaaaaai ADORO, super anciosa pra saber o peso do meu pequenino e ouvir mais uma vez : é um meninão kkk, e com H ainda kkk, sem zuação o pingulin deleeeee é ENORME KK, aai Que lindo eo mais importante saber se está tudo bem com o meu amorzin, aaain gente esse meu blog ta tão feeinho mais logo logo eu aprendo arrumar direitinho afinal fiz a três dias atrás, Honteem o meu mô trouxe um BIG MAC pra mim, coisa que o meu médico prooooooibiu, Ps :EU AMO MEU G.O, NÃO TROUCO POR NENHUM OUTRO RS' mais infelizmente tava enchendo o saco do meu mô pra trazer fazia tempooooo .... hontem o dia fooi bom graças a Deus , semana que vem termino de organizar meu chá que vai ser na casa da mamãe , espero que dê tudo certo , miiiiiiil beijos ;*

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


27 semanas ;)

28 semanas, estou ficando estranha ..

Então .. hoje to meio mal sei lá enjoada coisa que ja tinha passado fazia tempo, mais fazer o que sei que ainda são sintomas da gravidez,comi demaais também e pode ser isso, o arthurzinho está se mechendo bastante, aaaaaaaaaaai que alegria sentir meu filhinho, to tenatando aproveitar o maximo essa faze , que a barriga está maior e fazendo muitos mimoooooooos, aaaaaaaawn como eu amo meu pequeno ..

                                                                                                            15/11/2012-14:34

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Quero ser mãe de menino :)


"Quero ser mãe de um menino 


Que ande de boné pela casa empurrando um carrinho, que trombe nos móveis às risadas, brinque com panelas e todas as coisas que não pode, faça histórias pros seus bonequinhos de plástico... 
Quero ser mãe de um garotinho que fique com as bochechas coradas de correr. Que suba em árvores... um moleque bonitinho, que coma fruta do pé e limpe a boca na manga da blusa de moleton, que tome sopa fazendo barulho sem querer. Quero ser mãe de um menino de lindo olhar, que ria escondido, que pregue peças, muitas peças...
Que brinque de vídeo-game e que fique bravo quando perder e quando tiver de tomar bronca, que saia a correr descalço pela casa, que goste de sorvete com chantili. Que seja o primeiro da classe e seja elogiado por isso, e que tb seja o ESPULETA DA SALA! 
Que um dia cole na prova de matemática. Quando adolescente, que chore vendo seu time perder ou ganhar, que ganhe sua primeira MOTO, que não escove os dentes para dormir, que queira namorar e sair, que chore no meu ombro a primeira decepção, que peça permissão para chegar mais tarde em casa, que quando HOMEM, se case um dia e que sua esposa tenha a mesma sorte que eu... 
Seja mãe de um MENINO!" 

Indicação para a realização de Cesárea


O parto cirúrgico, como se vê, só é necessário quando há algum risco na gravidez que impeça a gestante de trazer ao mundo uma criança de forma natural. Nenhum outro motivo é suficientemente forte para que a opção da cesariana seja realizada. Por isso, é de fundamental importância o acompanhamento durante todas as etapas do pré-natal. O médico deverá avaliar a necessidade do parto cirúrgico nas seguintes condições:
• gestação de gêmeos;
• bebês acima de 4,5 kg;
• bebê em posição anormal;
• bebê com padrões de batimentos cardíacosanormais;
• descolamento prematuro da placenta;
• gestante com problemas de hipertensão e diabetes;
• encurtamento do cordão umbilical;
• eclampsia ou pré-eclampsia;
• gestantes portadoras de herpes genital (situação de crise na hora do parto);
• gestantes portadoras de HIV (se a carga viral na hora do parto for desconhecida ou estiver maior ou igual a 1.000 cópias/ml e a idade gestacional for maior ou igual a 34 semanas).


Conheça agora os 10 principais motivos para a escolha do parto normal:

1. É preciso esperar a “hora certa para nascer” – Nos partos marcados com antecedência, com dia e hora para acontecer, a chance de a mãe ter alguma hemorragia é
oito vezes maior que no parto normal, pois o útero pode não estar preparado para aquele momento.
2. Maturidade fetal – O trabalho de parto é um processo físico e hormonal e serve para terminar o amadurecimento do bebê, principalmente seus sistemas respiratório, imunológico e nervoso. Nas cesáreas, pré-agendadas, há maior prevalência de bebês prematuros em virtude da indução do trabalho de parto realizada antes da total maturidade fetal.
3. Segurança para a mãe – Todos os estudos rigorosos comprovam que o parto normal é mais seguro para a gestante e seu bebê. Como não há intervenção cirúrgica, não há riscos de infecções. A cesárea é considerada uma cirurgia “de grande porte”, tendo em vista que sete camadas distintas do abdome são abertas, aumentando a chance de contaminações na cavidade peritoneal, que é hermeticamente isolada, levando a uma significativa perda da resistência do organismo. Estudo brasileiro, publicado em 2003, que pesquisou durante vinte anos as mortes maternas no Rio Grande do Sul, constatou risco de morte quase 11 vezes maior para as mulheres submetidas à cesariana se comparadas às que fi zeram parto vaginal. Existe risco de complicação de aproximadamente 0,6% a cada vez que uma mulher é operada. De modo geral, a cesárea tem quatro vezes mais risco de morte materna e 10 vezes mais risco de morte neonatal. Essa taxa se repete no mundo todo, independentemente das condições tecnológicas em que são feitas as cesáreas. Além disso, no parto normal ocorrem os menores índices de tromboembolismos, uma doença ocasionada pela alteração da coagulação sangüínea.
4. Bom para o bebê – A criança merece vir ao mundo da melhor forma. Com o parto normal, ela está física e psicologicamente preparada para nascer. Batimentos cardíacos e respiração são ajustados à sua nova condição de vida. Quando o bebê passa pelo canal de parto, há uma compressão do tórax que elimina as secreções pulmonares de líquidos localizados nas áreas respiratórias. No parto normal, inclusive, a produção de leite materno será maior do que em uma eventual cesárea. E esse alimento será a primeira fonte de nutrientes do bebê nos seis meses iniciais de vida.
5. Menor sofrimento – O medo e a insegurança sempre potencializam a dor na hora do parto. Este incômodo nada mais é do que o resultado da contração muscular do útero e da distensão de diversas estruturas do canal do parto. Uma boa preparação, tanto física como psicológica, aumenta os níveis de endorfinas (substância produzida pelo próprio organismo que tem propriedades analgésicas). A dor deixará de existir completamente depois do parto, enquanto na cesárea, sempre feita sob anestesia (geralmente peridural), ela sempre virá após o término de sua ação anestésica, de maneira mais intensa e durante um maior período de tempo. Além do que, também há a possibilidade de reações adversas à anestesia. Caso a dor do parto vaginal seja insuportável, pode-se fazer a analgesia peridural (com baixa dose), em que somente a sensibilidade da mulher é retirada enquanto a parte motora continua a agir.
6. Amamentação instantânea – O bebê pode ser amamentado já na sala de parto e receber os primeiros carinhos da mãe, tornando ainda mais fortes seus laços afetivos.
7. Recuperação imediata – Partos normais permitem que as mães deixem o hospital mais rapidamente, enquanto as submetidas a cesáreas permanecem por mais tempo no ambiente hospitalar, sem contar que ainda podem ter febre, hematomas, infecções do trato urinário, do útero ou da ferida cirúrgica, além de paralisia do intestino ou da bexiga, com conseqüente sensação dolorosa que acompanha essas complicações.
8. Sem cicatriz e sem trauma perineal – Como não há intervenção cirúrgica, não há marca de cicatriz a ser deixada no corpo da mulher. Mas atenção, uma conversa com o obstetra e com a equipe que dará auxílio no momento do parto normal é importante para que não haja o corte do períneo (episiotomia). Ao permitir que o bebê nasça vagarosamente, apenas com a força da contração uterina, o períneo tem maior chance de distensão fisiológica e, assim, minimizar a possibilidade de haver laceração e trauma perineal.
9. Interação entre a mãe e o bebê – Em virtude da recuperação imediata no pós-parto, os vínculos são potencializados. No parto normal a mãe ajuda seu filho a nascer e os dois se relacionam desde o primeiro momento.
10. Sem sair de casa – Segundo a especialista holandesa em parto normal e defensora da humanização do nascimento Mary Zwart, é natural entre os mamíferos permanecer em seu próprio ninho durante o parto e não sair dele. As mulheres que não apresentam risco gestacional devem ter a opção de trazer seus filhos à luz em seus próprios lares, desde que haja uma estrutura mínima necessária e o auxílio de uma obstetriz, parteira ou doula que conduza o processo e garanta a saúde da mãe e do bebê. Não se pode transformar algo natural em um evento cirúrgico.

Ser mãe


 - Bom meninas, eu ñn sei mecher direito no blog acebei de fazer agora mais com o tempo, eu vou aprendendo ;) estou gravida do Arthur com 28 semanas e muito anciosa para a chegada do meu rei,o amor que eu sinto por ele a cada dia aumente ja nem sei como cabe no meu peito .. ;)